sexta-feira, 18 de julho de 2014

Expo Copa Virtual: O Fim


Não foi uma Copa de tantos fatos previsíveis.
Com certeza houveram muitos que foram marcantes e fora do que os apostadores poderiam imaginar.
Isso foi massa.


É claro que pra um fã de futebol, os scores altos, e jogos emocionantes tiveram seu valor.
E é claro que, é preciso olhar um pouco além de apenas resultados de jogos.
Aliás, muita gente olhava apenas pro placar dos jogos, até que a seleção brasileira decidiu não entrar em campo em um jogo contra a Alemanha, e daí, pareciam haver outros assuntos pertinentes, afinal, já não era tão legal falar de futebol e hexacampeonato.

Uma coisa não desmerece outra, é óbvio, mas menciono isso porque um dos objetivos da Expo Copa Virtual foi exatamente o de enxergar por outras perspectivas o evento mundial futebolístico.
Pra isso que Bício, Bira Dantas, Felipe Novato, Fernan P., Marcel Ibaldo, Marcel Jacques, Milton Soares,  Rafael Correa, e Rafael Grasel, tiveram suas artes publicadas aqui.
Até porque, a Copa termina, e é fácil ser esquecida.
Ou melhor, a tendência é ficarem na memória fatos menos importantes, que nem o resultado da final, ou a dentada do Suárez, ou o 7 X 1, e alguns outros.
Não sem motivo a charge escolhida pra encerrar a Expo Copa foi essa do Jaxszx.

Mas obras para a Copa não concluídas ou que simplesmente caem apesar de seus altos custos, protestos quase não noticiados, cifras necessárias pra bancar estádios, ou uso dos mesmos após o jogo final, isso tende a ficar no esquecimento pra quem comprar o próximo mega-evento adotado pela mídia.
Porém, isso não é sobre atribuir culpados. Nem mesmo sobre minimizar o prestígio de uma Copa do Mundo em solo brasileiro. Também não é pra negar que a Copa foi mesmo divertida dentro de campo.
A Expo Copa existiu pra deixar registrado o questionamento.
Pra ao mesmo tempo em que celebramos um gol em uma partidaça, não ignorarmos algum problema social que existia antes, e que não melhorou em nada com os investimentos nas cidades-sede.

A Copa do Mundo terminou, e além de façanhas e recordes, deixou questões no ar que proliferam pelas redes sociais e conversas informais.
A Expo Copa chegou ao fim, mas pro que tínhamos a dizer o juiz ainda nem olhou pro relógio.

Nenhum comentário: