terça-feira, 21 de março de 2017

Quadrinhos S.A. - 15 Anos



Eventualmente alguém me pergunta: o Quadrinhos S.A. ainda “funciona” na Casa de Cultura?!

Sabemos que, assim como no resto do Brasil, a cultura em Santa Maria fica nos últimos níveis de interesse popular, logo, um dos últimos setores a receberem significativos investimentos financeiros. A Casa de Cultura, onde o coletivo Quadrinhos S.A. trabalhava e executava suas atividades, foi passando de mão em mão de interesseiros, investidores, “politiqueiros”, gente que não sabia nem o que significava cultura e, claro, pessoas interessadas em realmente ajudar e reerguer a instituição. Anos se passaram até que o grupo abdicasse de vez em manter a sala onde tanto se fez: exposições, cineclubes, publicações, curta-metragens, workshops, oficinas e muita conversa entre amigos.


Banheiros interditados, cortes de luz, alagamentos, teto despencando, atendimento duvidoso, acesso indevido às chaves das salas...enfim, cansamos do menosprezo.



Dividimos os bens do grupo (a gibiteca, que por anos “cultivamos”) e criamos espaços virtuais que mantiveram o grupo unido, pela amizade e interesse de seus participantes e colaboradores. Redes sociais, canal no Youtube, grupo no WhatsApp... assim a gente segue produzindo, discutindo, trocando ideias.
Mas ainda assim... que saudades daquela salinha no centro da cidade...


Os integrantes, um pra cada lado. Questões profissionais separaram a gurizada, só que nem por isso os afastaram das HQs. Marcel Ibaldo mantém-se na ativa com as obras The Hype, Erro de Cálculo e The Choice, obras recentes em grandes parcerias. Rafael Grasel segue firme com a produção constante das tiras de Letícia, Teixeirão e a HQ O Açougueiro (estudiorafelipe.blogspot.com). Milton Soares continua com as tiras do magrão Trava e outros inúmeros trabalhos em miltoons.blogspot.com.br. E enquanto Bício segue como um ativista cultural sempre inventando uma exposição ou uma charge típica com seu senso de humor, Alex Cruz volta ao lápis e papel com seu personagem mais conhecido: o Capoeira Negro. E se não bastasse, Guiga Hollweg sacia sua sede de leitura nas mais diversas obras, sempre pronto a dar boas dicas de leitura Youtube afora, além da sempre bem vinda divulgação de nossas atividades, feita pelo jornalista Leandro Arnaldo e pelo parceiro Fernan Pires.



Todo esse “blábláblá” pra dizer que sim, o Quadrinhos S.A. completa hoje 15 anos de atividades. E por mais difíceis que sejam os tempos, a peleia continua, tanto que lançamos nossa publicação, a Quadrante X, no maior evento nerd do Brasil: a Comic Con Experience, tudo registrado em nosso canal, o Quarto QG.



Esses 15 anos são uma parede feita com tijolos de alegria, rabiscos, desespero, amizade, correria, discussões, realizações... foi tanta coisa que só nos faz afirmar que não chegamos no fim!
Só temos que agradecer a todos que nos apoiaram ao longo destes anos e dizer que nunca foi à toa aquela frase que marca as capas de nossa publicação:
Não importa a aventura. Nós estamos lá!




2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns pelo belo trabalho e histórias. Tudo que se faz com amor e dedicação nunca morre ou é esquecido. Vcs continuam Contribuíndo para a nossa cultura. :)