segunda-feira, 29 de setembro de 2014

11° Cartucho - Encontro dos Cartunistas Gaúchos - 1ª parte

O legal do Cartucho é reencontrar aqueles caras legais que, uma vez por ano, se reúnem pra rabiscar, discutir ideias e rir. No último fim de semana (dias 27 e 28 de setembro de 2014), rolou em Santa Maria o 11° Encontro dos Cartunistas Gaúchos, que além das eventuais atividades, teve alguns diferenciais este ano.

Para começar, não houve aquela recepção dos convidados com show de abertura na sexta-feira na Cesma, sendo reduzido à divulgação do tema deste ano (elo) via Facebook (pra mim que nem tenho computador em casa, complicou). O evento começou mesmo no sábado pela manhã, quando cartunistas/quadrinhistas/chargistas desenharam para o público na Praça Saldanha Marinho. Em meio a muita propaganda política e um frenético show de hip hop, a junção de desenhistas chamou a atenção das pessoas que por ali passavam, algumas até sendo “agraciadas” com caricaturas.

À noite, um dos pontos altos do evento deste ano, foi realizado um debate sobre a profissão de chargista/cartunista/quadrinhista/ilustrador, no salão de eventos do Hotel Morotin Centro (local em que foi realizada a 1° edição do Cartucho, em 2003). Na mesa, o ilustrador Eugênio Neves, o jornalista e quadrinhista Alexandre Carvalho e o homenageado do ano, Eloar Guazzelli, intermediados por Máucio, discutiram sobre os trabalhos dos artistas, problemas enfrentados, política, soluções e alguns "causos" do cotidiano profissional.


Abaixo, registros do evento. Mais fotos e informações em breve...

No desenho, Moa

Joel Almeida e Alisson

...desenhos ao vento...

Dóro

Halls

Alexandre Carvalho (costas)

Jô e o homenageado da vez, Eloar Guazzelli

Alisson

Byrata

Wagner Passos, caricaturando





Cartaz do 11° Cartucho, com trabalhos dos convidados




O mestre Bier e Marcel Jacques

Marcel Jacques e Alisson

Eugênio Neves e Marcel Jacques

Jô e Marcel Jacques

Geraldo Passo Fundo e Marcel Jacques

Debate sobre a profissão de desenhista 

Máucio Rodrigues

Eloar Guazzelli








Nenhum comentário: