terça-feira, 22 de abril de 2014

Quadrante X 14


É nossa tradição anual.
Quando a gente chega perto de maio e começa a divulgar o lançamento de uma nova Quadrante X, nos bastidores tem vários meses de planejamento, discussão pra definir o tema, contato com os vários autores, roteiro e desenho, e claro, as dificuldades costumeiras pra financiar a publicação.
Mas nem poderia ser diferente.
Já é a 15ª edição da Quadrante X (contando a edição zero), e 12 anos de Quadrinhos S.A. organizando exposições, ciclos de cinema, workshops, publicações, e outras atividades quadrinhísticas, então vem junto uma obrigação de realizar sempre uma edição melhor, e que reflita a evolução e aprendizado de todo mundo que participa da revista.
Até por isso, após as edições 12, e 13, respectivamente com temáticas "Fim do Mundo", e "Medo", pareceu adequado uma edição falando sobre o futuro.

Sim. Esse é o tema da Quadrante X 14: Futuro.


Então, podem esperar HQs falando sobre o Futuro de maneiras não tão convencionais, além de um diálogo sobre o próprio Tempo, e porções de ficção científica de vez em quando.
Novamente a gente segue a nossa base desde a Quadrante X nº10, com vários autores trazendo perspectivas particulares sobre um tema específico, buscando fugir do esperado sempre que possível, ideia partilhada na elaboração da capa acima, que é dupla, deixando umas ideias a mais pra reflexão quando vocês conferirem a edição impressa e consequentemente o verso dessa ilustração.
Outra característica mantida é que além dos integrantes do Quadrinhos S.A. (Antonio Mello, Bício, Marcel Ibaldo, Marcel Jacques, Milton Soares, Rafael Grasel, e Fernando Rodrigues), que elaboraram HQs e matérias especiais, a gente conta nessa edição de 2014 com quadrinhistas convidados. Dessa vez, foram o Bira Dantas, Max Andrade, Bruno Marafigo, e Rafael Correa, que aceitaram o desafio de "reler" o tema e contar isso em HQs.

Não visões definitivas, e sim novos pontos de vista.
Nada que encerre o assunto, e sim o ponto inicial pro diálogo.
Encarando o futuro em forma de quadrinhos.

O lançamento da Quadrante X nº14 é dia 1º de maio, às 17hs, na Feira do Livro de Santa Maria - RS.
Estejam convidados.

Nenhum comentário: