quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quadrante X nº11 na GibiCon em Curitiba-PR


E dos dias 14 a 17 de julho rolou a primeira edição do evento quadrinhístico GibiCon - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba - PR.
Nesses dias, o público pôde conferir palestras, oficinas, bate-papos, etc, com a presença de ilustres figuras dos quadrinhos nacionais e estrangeiros.


Essa baita iniciativa serve pra aproximar público e artistas da nona arte, algo muito importante nesse momento em que muitos quadrinhistas brasileiros têm obtido espaço no exterior, mas apesar da qualidade de tantas obras em HQs independentes, o mercado permanece fechado demais para esse tipo de produção.
Um fenômeno típico de um país acostumado a negligenciar a própria cultura, e que absorve tudo que é embalado e vendido com a propaganda ressaltando o fato de que simplesmente não é nacional, muitas vezes quase como se isso fosse a grande qualidade do produto.
Nada contra a produção estrangeira, muito pelo contrário, mas não há porque o material produzido aqui no país continuar sendo visto como a alternativa menos viável para editoras e o grande público.
Enfim, divagações minhas à parte, o evento favorece também ao trazer maior visibilidade ao que está rolando com relação às HQs, e isso sem falar que a diversificada programação foi definida sendo destinada a todos os públicos, dos fãs aos não iniciados, e o sucesso da empreitada só demonstra que um pouco mais de investimento das editoras pode render bons frutos se houver boa vontade quanto a isso.


A GibiCon ocorreu e a Quadrante X esteve presente.
Por intermédio do quadrinhista Bruno Ferreira, autor da HQ independente digital "20 Centavos" (pra conferir mais do trabalho do cara, e fazer o download da publicação, visite 20centavosthefanzine.blogspot.com) a Quadrante nº11 chegou ao Paraná como parte do tradicional intercâmbio quadrinhístico de sempre.
Sendo assim, mais uma vez agradecendo a presteza do Bruno Ferreira, abaixo estão as fotos do trâmite das Quadrantes X com alguns dos grandes nomes da cena de quadrinhos no Brasil.

São eles:  
- Will (autor da elogiada HQ "Sideralman"); 
- Sidney Gusman (editor-chefe do site www.universohq.com.br, e coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções); 
- Gabriel Bá e Fabio Moon (os vencedores do Eisner Awards novamente em 2011 pela autoria da aclamada Daytripper);
- Joe Bennett ("Homem-Aranha", "Hulk", e atualmente trabalha com a "Liga da Justiça")- Rafael Coutinho (autor de “Contos dos Irmãos Grimm”, e "Cachalote")
- José Aguiar (autor da graphic novel "Vigor Mortis" e responsável pela organização e coordenação da GibiCon); e 
- Eddy Barrows (desenhista exclusivo da DC Comics e atualmente trabalha com o "Superman").
Pra mais informações a respeito da GibiCon visite http://gibicon.com.br/


José Aguiar


Gabriel Bá, Fabio Moon
Rafael Coutinho
Sidney Gusman
Joe Bennett
Bruno Ferreira, Eddy Barrows
Will
Eddy Barrows

É isso aí.
Vida longa à GibiCon!

7 comentários:

Milton Soares disse...

Poxa! Meus cumprimentos ao Bruno e a todos os demais amigos envolvidos nesse "trâmite" do Quadrante até a Gibicon, fazendo com que nosso suado trabalhinho chegasse às mãos de feras das mais variadas bandas. Pra resumir o que me pareceu o fato: golaço a nosso favor! Parabéns! É nóis na fita, mano! uehuehueh!!

Guilherme Hollweg disse...

Live long and prosper para GibiCon e também apra nossa saudosíssima Quadrante X.

Marcel Jacques disse...

Mas que MAAAASSSSAAAA essa postagem!!!!!

Parabéns Ibaldo e Bruno!!!

Indo onde nenhuma "garganta" já mais foi...UHAUHAUHAUHAUH.....

Marcel Ibaldo disse...

Valeu!
Agradecimento ao Bruno e ainda bem que existem eventos que nem a GibiCon.
Ultrapassando o bairrismo!

Bruno disse...

Na real de certa forma eu que preciso agradecer, foi bem maneira toda essa experiência de receber as revistas, conhecer o trabalho de vocês, entregá-las pra cada autor e tals. Precisando é só avisar e que venham mais Gibicon's e Quadrante's X :)

Marcel Ibaldo disse...

o Quadrinhos S.A. agradece.

Charles Netto disse...

Meus parabéns aos Gaúchos que lá compareceram para prestigiar o evento!