terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sessão Dica de Leitura - Os Mortos-Vivos (The Walking Dead)


E então já é dia de mais uma Sessão Dica de Leitura. Essa semana venho deixar com vocês uma HQ muito interessante, chamada The Walking Dead (Os Mortos Vivos), escrita pelo fantástico Robert Kirkman, e desenhada pelo também grande artista Tony Moore. (Substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7).

Como vocês já devem ter percebido, a história trata de zumbis. Mas se pensaram em um roteiro pífio, com argumentos singelos, e uma narrativa baseada em tentativas desesperadas por sobrevivência, acertaram apenas na última parte.
A obra em quadrinhos é diferente de praticamente tudo que conhecemos quando falamos em histórias de mortos-vivos, até porquê a HQ aborda temas muito inteligentes, deixando o clichê de lado, e partindo para um lado mais cult.

Mas de que maneira?
Simples, tratando da construção psicológica dos personagens, explorando seus sentimentos, relações, e suas atitudes desesperadas por sobrevivência em situações de risco.
E desta maneira, dando lugar ao egoísmo e a trapaça, coisas que estamos habituados a conhecer.
Em suma, a obra trata da dura convivência humana em um mundo catastrófico, aonde não existe governo, nem escolas, nem bancos, nem parques de diversões. Um mundo aonde os seres-humanos possuem um predador, e são verdadeiramente forçados a lutar para permanecerem vivos.

A série foi fazendo sucesso ao longo do tempo, e após se tornar mais popular, foi vencedora de umuitos prêmios, entre eles o Eisner Awards por melhor série contínua. 
Além disso, é imprescindível comentar a respeito da adaptação da série em quadrinhos para uma série de televisão da AMC.
O seriado, de mesmo nome da obra em papel e nanquim, é dirigida pelo exímio Frank Darabont (À Espera de Um Milagre, Um Sonho de Liberdade), que adapta de uma forma muito competente a história em quadrinhos.

Particularmente, The Walking Dead é uma das melhores graphic novels que li nos últimos tempos, e sendo fã de histórias de zumbis, não pude deixar de adquirir os livros da obra, que são lançados aqui no Brasil periodicamente, pela editora HQM.

Enfim, se você quiser saber mais a respeito da obra, conferir a análise das edições, e acessar os links para download dos capítulos da HQ, basta acessar esse blog aqui.


Isso é tudo pessoal!

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa HQ mereceu cada prêmio que ganhou. A narrativa é excelente e mostra que algumas vezes os vilões são mesmo os vivos que, diferente dos zumbis, não enganam, não manipulam, etc e etc...

Valeu pala dica de leitura.

Marcel Jacques disse...

E ganhou ainda o Scream Awards deste ano como melhor HQ.

Guilherme Hollweg disse...

Tens razão.

Bem lembrado caríssimo Jacques!

Marcel Ibaldo disse...

E a adaptação no seriado é uma das melhores de quadrinhos já realizadas.