terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sessão Dica de Leitura - Leões de Bagdá (Pride of Baghdad)


Após um tempo de férias das postagens no blog, estou voltando para deixar com vocês, leitores, mais uma excelente dica de leitura.
Desta vez, venho trazer uma HQ não muito conhecida, mas de excelente qualidade. Estou me referindo à Leões de Bagdá, uma graphic novel com roteiro de Brian K. Vaughan, e arte de Niko Henrichon.


A trama conta a história de quatro leões que escaparam de um zoológico em Bagdá no ano de 2003, logo após um bombardeio norte-americano à cidade islãmica. Ao longo da trama, percebemos as dificuldades enfrentadas pelos leões para poderem manter-se vivos. Todavia, o foco da história se concentra em metáforas extremamente inteligentes de Vaughan, fazendo com que todos nós percebamos a escória que a raça humana representa para nosso planeta.

Os Leões de Bagdá foi indicada a diversos títulos, e foi vencedor do prêmio de melhor graphic novel pelo Harvey Awards de 2007. Não é a toa, pois o conjunto da obra é realmente genial. Além de um argumento brutal do fantástico Brian K. Vaughan, o que chama muita atenção na história em quadrinhos, é a excelnte arte de Niko Henrichon, abusando no realismo em suas páginas, enriquecendo a trama, e deixando a obra com um ar extremamente cult.


Entretanto, o maior trunfo da história é a grandiosa adaptação deste fato real, ocorrido em 2003, que retrata todo o ser monstruoso, que nós, seres humanos, representamos para o planeta Terra.  
 Brian K. Vaughan é verdadeiramente incrível no que faz, e através de sacadas intrínsecas, conseguiu fazer uma HQ bastante chocante e visceral.

Em suma, a edição é incrível. Uma ótima leitura para fãs de tramas com roteiros mais elaborados, e indispensável para qualquer nerd que se diz apreciador de histórias em quadrinhos.

 
Enfim, se você quiser saber mais a respeito da obra, conferir a análise da edição, e acessar o link para download desta magnífica HQ, basta acessar esse blog aqui.


Isso é tudo pessoal!

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa HQ é excelente. Arte bem feita e roteiro de qualidade.

Marcel Ibaldo disse...

Aguardo a oportunidade de ler, mas duvido que seja menos do que uma grande obra de arte.
Espero estar certo.

LiLi disse...

Será que o Quadrinista Guiga me empresta a edição dele?

Guilherme Hollweg disse...

Fernando, realmente uma grande obra, recomendadíssima.

Ibaldo, vale a pena velho, arte descomunal e roteiro incrível. Desossante.

Of course Lili! Te empresto sim, com certeza!Beijos.

Valeu os comentários pessoal!


Abraço a todos,


Guiga Hollweg