quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sessão Dica de Leitura - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

 

E já é dia de mais uma sessão dica de leitura do blog de quadrinhos mais divertido do Brasil! Portanto, venho deixar com vocês a dica da leitura de uma obra que está dentre as mais magníficas da história do Batman. Estou me referindo a O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight), de Frank Miller.

Frank Miller é um desenhista e roteirista norte americano, que tem uma grande quantidade de excelentes trabalhos em sua carreira, mas ao mesmo tempo, outros que também infelizmente, deixam muito a desejar. Apesar de seu traço não ser lá grande coisa, muitos de seus roteiros são geniais.
Particularmente acho Miller um grande artista, porém, dotado de fases de inspiração. Foi ele quem criou diversas histórias que influenciam o mundo dos quadrinhos até hoje, entre elas estão a personagem Elektra e e o vilão Rei do Crime, das histórias do Demolidor, Sin City, The Dark Knight, os roteiros A Queda de Murdock, Wolverine, entre outros.


Quando Bruce Wayne estava no apogeu de sua luta contra o crime em Gotham City, decide se aposentar e tirar umas férias fora do país. Dez anos após se exilar, Bruce retorna a Gotham, e  vê tudo o que ele abandonou, resultado em um verdadeiro caos. Portanto, é aí que nosso herói deixa toda a sanidade e
brutalidade tomar conta do Cavaleiro das Trevas, de uma maneira nunca vista antes em histórias do Batman.

Enfim, se você quiser mais alguns detalhes a respeito da obra, ou também se quiser dar uma conferida na análise da HQ e nos links para download, é simples. Basta acessar esse blog aqui!


Isso é tudo pessoal!

7 comentários:

Marcel Jacques disse...

Eu li, e é agradável até certo ponto.
Lá pelas tantas a história fica muito loca, personagens aparecendo do nada fazendo coisas absurdas.

Enfim, nota 10 para a primeira metade e nota 6 para o restante (na minha humilde e modesta opinião).

Marcel Ibaldo disse...

A primeira parte mencionada pelo Jacques, que é a única respeitada pelos fãs, e que trata-se da série que se tornou clássico absoluto das HQs, ao meu ver seria perfeita não fosse a lamentável precariedade da arte de Frank Miller nessa história, e também devido ao final forçosamente direcionando a HQ para uma continuação desnecessária.
E é exatamente esta sequência (que não é a HQ recomendada pelo Guiga), que fez o público amargar uma história que peca pela falta de qualidade desta vez também no roteiro.

Mas falando a respeito do roteiro da primeira série "Cavaleiro das Trevas", ainda é uma aula de roteiro que influenciou inúmeros profissionais e amadores da arte sequencial, com o impacto causado pelo estilo único da narrativa de Miller.

Guilherme Hollweg disse...

Exatamente. A parte que disponibilizei para download é a The Dark Knight original, e não aquele lixo que o Frank Miller produziu anos depois, denominado "Dar Kinht #2".
O compilado que agente te deu de repsente Jacques, reúne as duas edições, mas a legal mesmo é a só a primeira.

Marcel Jacques disse...

É...em relação a arte do Miller, mencionada pelo Ibaldo, nunca fui muito fã. Um tanto rebuscada demais em certos momentos.

No entanto, pra quem já leu alguma das histórias de Sin City, pode ver um bom trabalho em cima de um universo em preto e branco, construído, como já dito, em cima de ótimos argumentos, que é onde ele acerta.

Marcel Ibaldo disse...

Com certeza, Jacques.
Porém, é apenas em Sin City que eu considero que ele faz um excelente trabalho enquanto desenhista de quadrinhos.
Nas demais HQs que eu me recordo, as quais ele desenhou, o trabalho do cara fica bastante abaixo da média.

Mas o argumento, esse realmente é o destaque das obras escritas por ele, sem dúvida.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Libriana Voadora disse...

Eu acho o Batman o mais diferente dentre os super-heróis... o mais peculiar, talvez - mas não sou entendida desse universo e conheço apenas os mais famosos. O que eu gosto das histórias do Batman são que existem uma porção de vilões, e todos são muito legais! Sempre fui chegada num vilão, hehehe! Bjs